quinta-feira, 19 de julho de 2012

Programa Dá Licença

Criado em 1999, o Programa Dá Licença consiste em um espaço físico de ação participativa, e de projetos articulados integrando Ensino - Pesquisa - Extensão na Universidade Federal Fluminense, que se dediquem à produção e divulgação de conhecimento, promoção de intercâmbios, realização de eventos e interação Universidade - Sociedade, no âmbito da Educação Matemática, em prol do trabalho efetivo e formação continuada de profissionais da área e de alunos de Licenciatura em Matemática.

O Programa conta com alguns projetos independentes, mas que tem metas e ações articuladas e integradas aos objetivos gerais do Programa como um todo. São eles:
  • Caderno Dá Licença: reune artigos, resenhas de livros e resumos expandidos de monografias, dissertações e teses, visando a contribuir com o aprimoramento da formação de Licenciandos em Matemática, bem como de outros alunos e professores dos Ensinos Fundamental e Médio e demais interessados nos temas abordados.
  • Jornal Dá Licença: meio de informação e comunicação entre alunos e professores no campo de Educação Matemática. Dentre as colunas no Jornal, podemos destacar os espaços "Trocando em Miúdos...", "Falando sério", "Dicas de Veteranos", "Por onde andam os ex-alunos", "Curiosidades", além de trazer divulgação de eventos, notícias e pesquisas atuais. O objetivo do projeto é promover o intercâmbio de pesquisas e ações acadêmicas, incentivar e divulgar trabalhos, seminários, palestras, eventos e demais atividades de cunho acadêmico, além estimular a participação cada vez mais ativa e crítica por parte dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e aproximar os corpos discente e docente do Instituto.
  • Biblioteca Dá Licença: localizada no 6° andar do Instituto de Matemática e Estatística da UFF, a Biblioteca Dá Licença conta com mais de 850 publicações cadastradas, entre livros de Matemática dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, além de livros de Literatura, Biologia, Filosofia, Economia e várias outras áreas científicas, além de enciclopédias, dicionários e histórias infantis. A Biblioteca está aberta para alunos do curso de Graduação e Pós-Graduação em Matemática. Para pegar um livro emprestado, basta fazer seu cadastro na sala do Programa Dá Licença, apresentando carteirinha, plano de estudos ou qualquer declaração oficial de vínculo com o curso.
  • Eventos em Educação Matemática: com o intuito de estimular a participação dos alunos do curso de Matemática e professores dos Ensinos Fundamental e Médio em atividades extracurriculares, o Programa promove palestras, exibições de filmes, encontros acadêmicos e demais atividades voltadas para Educação Matemática.
  • Centro de Memória da Educação Matemática: após o falecimento de Manoel Jairo Bezerra, seu filho Roberto Zaremba gentilmente doou a biblioteca do seu pai para o Programa Este presente, associado aos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa História na Educação Matemática, estimulou a criação do Centro de Memória da Educação Matemática. A consolidação da proposta se dá com a aprovação do projeto Programa Dá Licença IME-UFF: ampliando e avaliando suas ações na formação inicial e continuada do professor de matemática, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ –. Dessa forma, a Biblioteca Manoela Jairo Bezerra compõe o primeiro acervo desse Centro e seus livros estão disponíveis para consulta local na sala do Programa Dá Licença, no 6º andar do Instituto de Matemática e Estatística da UFF.
Mais informações sobre o Programa Dá Licença e seus projetos:
http://www.uff.br/dalicenca/
http://dalicencauff.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário